terça-feira, 31 de julho de 2012

Guarulhos Comemora Dia 03 de Agosto Dia da Capoeira

 O sr Marcelo Galvão ( Mestre Pererê ) presidente da Liga Guarulhense de Capoeira no uso de suas atribuições vem a publico convocar todos os grupos de capoeiras de nossa cidade e região para Uma Grande Roda de Capoeira de Confraternização em Comemoração ao Dia da Capoeira.

O Evento irá acontecer dia 03/8 as 19:00 hrs, no Lago da Igreja Matriz de Guarulhos ( Em frente ao Calçadão da Dom Pedro ) Centro.

Sua presença é de suma importância para o fortalecimento desta Arte Linda e Magica.

Ninguém é Tão Forte; Quanto Todos Nós Juntos...

Informações: (11)8515-1172 / 7101-3356 / 8525-6453


 É válido que o Capoeirista tenha um dia... para ser comemorado... uma data para ser lembrada... afinal a capoeira é praticada em mais de 150 países dos 5 continentes, somente no Brasil somos mais de 5 milhões de capoeiristas!!!
Mais esta data, significa o que???
Por que dia 3 de agosto... qual o seu significado para a história da capoeira...
Já conversei com vários Mestres de Renome... e ainda não tive uma posição...
O que ficou claro é que a data refere-se a uma convenção qualquer... assim como o dia das mães... Natal... da sogra...
Se o dia do capoeirista fosse comemorado, por exemplo no dia 2 de Julho... eu saberia o motivo e acharia coerente a data...
Alguém poderia esclarecer e iluminar esta questão... ou será que este dia... esta data... se resume apenas a uma decisão politica?... como sugere o texto abaixo:


DIA DO CAPOEIRISTA LEI FEDERAL
Lei nº 4.649, de 07 de Agosto de 1985

Institui o "Dia do Capoeirista",
a ser comemorado anualmente,
no dia 3 de agosto,
O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa
decreta e eu promulgo a seguinte Lei:
Artigo 1º - Fica instituído o "Dia do Capoeirista",
a ser comemorado, anualmente, no dia 03 de Agosto.
Artigo 2º - Esta Lei entrará em vigor na data
de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes,
07 de agosto de 1985.
FRANCO MONTORO
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativo,
aos 7 de agosto de 1985.
LEI MUNICIPAL GUARULHOS Nº 7.002

Fusão dos Projetos de Lei n/s. 167/03 e 025/04 de
autoria dos Vereadores Zé Luiz e Luiza Cordeiro.
Institui a Semana da Capoeira em Guarulhos.
O Prefeito da Cidade de Guarulhos, no uso da atribuição
que lhe confere o inciso VI do artigo 63 da Lei Orgânica do municipio.


Um grande axé e de qualquer forma um feliz dia do capoeirista!!!
Ainda vai uma frase feita, que serve pra tudo... e duvido que alguém ainda não a tenha usado... Dia da mães é todo o dia... (ao justificar por que esqueceu a data... ou não deu um presente...talvez o verdadeiro motivo da data.. ?!?!)
Dia do capoeirista é todo dia... é toda hora... é a todo momento... é quando toco o meu instrumento.... 

Iêêê... viva a capoeira
Iêêê... viva a capoeira... camará...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ESPORTE *Capoeira luta por reconhecimento do Comitê Olímpico*


Foto; Campeonato NOVA GERAÇÃO - Guarulhos 2012


A Capoeira vive momentos inéditos. Para superar os efeitos da globalização e se fortalecer mundialmente, ocorreu na Cidade de Baku, Azerbaijão, entre os dias 4 e 12 de julho, o II Fórum Mundial de Capoeira, organizado conjuntamente pela Federação de Capoeira do Azerbaijão e pela Federação Internacional de Capoeira, apoiada institucionalmente pelo governo brasileiro e pelo Ministério do Esporte.
Esse encontro reuniu vinte e um países: Brasil, Argentina, Jamaica, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Suíça, Polônia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, Ucrânia, Estônia, Coréia do Sul, Singapura e Irã. Os representantes de tais nações assinaram convenção internacional pela qual unificaram os procedimentos técnicos e desportivos da modalidade, em especial seu regulamento de competições, uniformes e graduações. Segundo o presidente da entidade, o professor de Educação Física Sérgio Luiz de Souza Vieira, que é ainda antropólogo e administrador, radicado em Atibaia desde 2000, o fórum também qualificou árbitros e técnicos desportivos na Ásia. "O evento se fez necessário para o atendimento dos requisitos do Comitê Olímpico Internacional, para o reconhecimento da capoeira". Na ocasião, foi também instituída a vice-presidência regional da FICA na Eurásia, sendo ainda aprovada a data de 5 de julho como o Dia Mundial da Capoeira. A equipe técnica da FICA foi integrada também pelo vice-presidente técnico, mestre Valentim Rodolfo Mussarelli e pelo monitor Cezar Alexandre Moscon, pentacampeão brasileiro e bicampeão mundial da modalidade. Eles foram recebidos por empresários do setor petrolífero daquele país, assim como por seu ministro do Esporte, Azad Rahimov, acompanhados pelo embaixador brasileiro Paulo Antonio Pereira Pinto.
Segundo o professor Sérgio Vieira, a capoeira encontra-se atualmente em 132 países e todo este esforço organizacional se dá em função da candidatura do Brasil aos Jogos Olímpicos de 2016. Representa uma oportunidade para a modalidade ser inserida na condição de apresentação. Ele informou ainda que existem cerca de cinco milhões de praticantes em todo o Brasil e cerca de 3.500 academias no Estado de São Paulo. O reconhecimento da capoeira pelo COI propiciará a massificação da modalidade desportiva, que foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro, pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em função da tese de doutorado do prof. Sérgio Vieira.
A Federação Internacional de Capoeira pretende instalar um Centro de Treinamento Técnico Avançado em Atibaia, para dar suporte à qualificação de docentes, árbitros e técnicos desportivos de outros países, oferecendo estágios práticos aqui. O projeto da entidade conta com o total apoio do empresário Rodrigo Parras e de outras personalidades da cidade.
El link es este: http://www.oatibaiense.com.br/050809/pags/espt1.htm

terça-feira, 17 de julho de 2012

Seleção Guarulhense de Capoeira Em Busca do Tri Campeonato Nos Jogos Regionais Caraguatatuba



Foto Seleção de Capoeira 2011


Nesta quinta feira dia 19/7 a seleção guarulhense de capoeira estará viajando a cidade de  Caraguatatuba onde participará do 56º Jogos Regionais;  em busca de mais uma conquista  tanto no masculino e feminino.
A equipe feminina esta em busca do TRI Campeonato e a masculina ao 1º Titulo de Campeão na classificação geral.
O técnico Sidnei Santos está bastante confiante nas equipe e garante que a preparação foi intensa e proveitosa. A estrutura oferecida a equipe vem proporcionando uma qualidade e aproveitamento superior aos demais anos.
A equipe estará em competição no dia 20/7 sexta feira com os seguintes atletas selecionados:

Equipe Feminina
Foto Equipe Feminina Jogos Regionais 2011

Peso Leve
Barbara da Silva Rocha
Raphaela Martinelli Cavalcante
Juliana de Oliveira

Peso Médio
Luciana Aparecida Moraes
Tamyris Cristina Isnoldo

Peso Meio Pesado
Bethânia Pendeza
Mayara França de Lima

Peso Pesado
Mônica Marins


Equipe Masculina
Foto equipe masculina Jogos Regionais 2011


Peso Leve
Jutahi de Santana Borges
Leonardo Francisco F de Farias
Wescley Tinoco Silva Leitão

Peso Médio
André Pires de Oliveira
Marcos Melo da Silva

Peso Meio Pesado
Clayton Carolino da Fonseca
Romualdo Freire dos Santos

Peso Pesado
Diego Vidal Santos
Romualdo Freire dos Santos

Técnico: Sidnei Santos de Oliveira



Serão 423 atletas (237 homens e 186 mulheres), além de 177 pessoas na equipe de apoio composta por médicos, motoristas, limpeza, socorristas, entre outros profissionais.A cidade estará representada em todas as 24 modalidades esportivas possíveis que são: Atletismo, Atletismo PCD, Basquetebol, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Malha, Natação, Natação PCD, Tae kwon do, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

REUNIÃO SURPRESA DOS MESTRES E REPRESENTANTES DA CAPOEIRA EM APOIO A CANDIDATURA MESTRE LAPA



Neste domingo dia 15/7 aconteceu uma reunião surpresa organizada pelos Mestres e representantes dos grupos filiados que declaram e expressaram o apoio a candidatura do Mestre Lapa ao pleito 2012 para uma vaga ao legislativo.

Estiveram presente os grandes mestres de capoeira de nossa cidade e os maiores lideres da capoeira nas comunidades que representam.

O ato contou com a presença do Presidente do diretório municipal do PCdoB guarulhos ( Antonio Silvan ) e o Carlos Zinho ( secretario de organização PCdoB ) e ambos falaram da importância desta união ao apoio da candidatura e campanha do Mestre Lapa ao pleito. Detalharam também a importância do trabalho e união da capoeira na cidade de Guarulhos.

Todos manifestaram seus apoios ao mestre Lapa e colocaram suas revindicações para o projeto capoeira no legislativo.

assumiram o compromisso de empenho e de luta para eleger o Mestre Lapa vereador e assim terem um representante próprio na câmara d vereadores de nossa cidade.

Segundo Mestre João Coquinho e o professor Sidnei ( técnico da Seleção Guarulhense de Capoeira ) a capoeira é muito grande e deve ser respeitada pelo poder público legislativo e executivo; precisamos eleger um representante próprio do movimento para assim n dependermos mais de candidatos que na sua maioria não conhecem e nem entendem as necessidades dos mestres, grupos e comunidade onde a capoeira trabalha.

Nós a Capoeira exercemos funções que seriam de responsabilidade do governo, trabalhamos com crianças e adolecentes dando expectativas de vida, oportunidade de não entrar no meio das drogas e criminalidades.

Segundo Mestre Dínho e Mestre Fagundes; o Mestre Lapa é uma pessoas de credibilidade, confiança e idoniedade, a pessoa certa para representar a capoeira de nossa cidade. São 35 anos de trabalhos em prol da capoeiragem é o atual presidente da Liga Guarulhense de Capoeira, trabalha afinco com a 3º idade de Cumbica é um ótimo amigo e conhece muito bem as necessidades da categoria e do trabalho que foi iniciado pelo saudoso Mestre Mirão.

Ao final foi aconteceu uma confraternização com muito bate papo e alegria.





quarta-feira, 11 de julho de 2012

Prefeitura de Guarulhos abre inscrições para concurso público



Prefeitura de Guarulhos abriu inscrições para o concurso público com 165 vagas e formação de cadastro os salários vão de R$ 1.053,78 a R$ 11.044,87 as vagas são para nível fundamental, médio e superior.
Para o nível fundamental há vagas para tratador, agente operacional funerário, soldador, ajudante de eletricista, pedreiro, auxiliar de enfermagem, carpinteiro, ajudante de topógrafo e auxiliar de biblioteca.
Para o nível médio você encontra vagas para agente cultural, eletricista, operador de som entre outras vagas você pode se inscrever até o dia 26 de julho, para o nível fundamental a taxa de inscrição é de R$ 38,00 para nível superior R$ 70,00 e para nível médio a taxa de inscrição é de R$ 56,00.
O processo seletivo possui prova objetiva, redação, dependendo do cargo há prova prática e ainda há uma avaliação psicológica e teste de aptidão física, as provas objetivas serão aplicadas no dia 26 de agosto e o concurso possui um ano de validade, não perca mais tempo e realize agora mesmo a sua inscrição através do site www.ibamsp-concursos.org.br.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Comunicado Data Reunião Liga Guarulhense de Capoeira


Mestre Pererê em sua atribuições como presidente da Liga Guarulhense de Capoeira, vem a publico comunicar que a data da reunião de diretores e membros da Liga será dia 28/7/2012 as 16:00 hrs.

O local ainda será informado a todos.

A presidência aproveita a oportunidade para parabenizar a todos os grupos de capoeiras e publicos que estiveram presente e abrilhantando o XIII Campeonato Nova Geração 2012.

Com  a união de todos os capoeiras e amante desta Arte Linda, Magica e de Orgulho Nacional; poderemos continuar lutando e vencendo todos os preconceitos e dificuldades.

SALVE CAPOEIRA

terça-feira, 3 de julho de 2012

Posse dos Novos Conselheiros do Compir


Nesta quarta feira dia 04/7 as 19:00 hrs no Paço Municipal de Guarulhos, Av Bom Clima ( Prefeitura ); tomam posse os novos membros do Conselho da Igualdade Racial.


O ato contará com a presença de autoridades, membros dos conselhos, convidados e os movimentos negrois de nossa cidade e região.


Entre os novos membros do conselho estão os Mestres de Capoeira Pererê e Dinho Caruaru que nos proximos anos estarão representando a capoeira junto ao conselho.


A Liga Guarulhens de Capoeira é uma parceira de longa data com a CIR e juntos veem realizando um trabalho lindo com as comunidades de nossa cidade.

Atualamernte o Mestre Pererê também é o atual presidente da Liga Guarulhense de Capoeira que congrega 90% dos grupos existentes em nossa cidade e região.

O Compir excerce uma função de suma importãncia para a nossa cidade, dando voz e fiscalizando os projetos que são executados para a população.

Os Mestres Pererê e Mestre Dinho Caruaru vem convidar a todos os Mestres, Professores e alunos para estarem presente neste ato e prestigiar mais uma conquista da Capoeira de nossa cidade e região.

CAPOEIRA UNIDA jamais será vencida, pois sua essência estão nos fundamentos,  na magia, decicação e Lutas...

NINGUÉM É TÃO FORTE, QUANTO TODOS NÓS JUNTOS.
Informações: (11)8515-1172 / 7101-3356