segunda-feira, 30 de abril de 2012

Roda de Capoeira No Samba

Foto montagem:Amauri e Lorenzzo

A Liga Guarulhense de Capoeira vem agradecer a todos que estiveram presentes neste domingo dia 29/4 na Roda de Capoeira que fez parte da programação da Rua do Samba 2012 promovida pela LIESG.
A atividade confirmou a parceria da Liga de Capoeira de Guarulhos com a LIESG que estará presente em todas as edições da Rua do Samba  com Rodas de Capoeira e Apresentações Culturais.
Parabenizamos o compromisso dos Mestres Dinho Caruaru e Mestre Curuca que com a participação dos seus alunos fizeram uma roda com muito axé e alegria; mesmo embaixo de chuva, onde receberam o prestigio e o carinho de toda a comunidade.
Estas apresentações acontecerão todo último domingo de cada mês.
Mais uma vez a capoeira de Guarulhos mostrou sua força, luta e organização.
"CAPOEIRA " 
A  ARTE QUE CONGREGA LUTA, DANÇA, MUSICA E EDUCAÇÃO

sábado, 28 de abril de 2012

Grande Roda de Capoeira No Jd São Paulo Dia 29/4 as 14:00 hrs

Foto: Cristiane Mendes
Mestre Curuca e Mestre Catitu
Foto: Cristiane Mendes

A Liga Regional Guarulhense de Capoeira na pessoa do Mestre Lapa vem a publico convidar a todos os Mestres, Professores e Alunos dos Grupos filiados; para uma grande roda de capoeira que se realizará no dia 29/4 as 14:00 hrs na av Nova América, s/n, Jd São Paulo ( Praça do Skate ).
A Roda de Capoeira faz parte da abertura da Rua do Samba; promovido pela LIESG.
Foi fechado uma parceia entre LIESG e Liga Regional Guarulhense de Capoeira onde a capoeira estará realizando em todas edições da Rua do Samba grande rodas de capoeiras e apresentações culturais.
Esta parceria trás para a capoeira divulgação da arte, mídia e projeção na história do município.
Contamos com a presença de todos para juntos mostrarmos a força e organização que nossa capoeira possui.

LIGA REGIONAL GUARULHENSE DE CAPOEIRA


terça-feira, 24 de abril de 2012

Rua do Samba Domingo Dia 29/04 Com Abertura de Uma Grande Roda de Capoeira.



CONVITE A TODOS OS MESTRES E GRUPOS DE CAPOEIRAS

Neste domingo acontecera´A RUA DO SAMBA promovido pela LIESG ( Liga das Escolas de Sambas e Blocos de Guarulhos ). 



Na ocasião a Liga Regional Guarulhense de Capoeira estará fazendo a abertura do evento com uma grande roda de capoeira tendo a presença de inúmeros Mestres, professores, grupos filiados e convidados.   



O  loca do evento será: Rua NOva América, s/n - Jd São Paulo ( Praça do Skate )
Informações 
8515-1172 ou 7101-3356 


Além da grande roda de capoeira, terá os shows com Grupo Abalou, Grupo Sambadá e Erica Cardial.

Venham todos participar desta grande atividade cultural de nossa cidade; tragam seus grupos de capoeiras e suas familias.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Exposição do Carnaval se encerra na próxima sexta dia 20/4 no Adamastor



Foto: Amauri Rodrigues


Para quem é fã de uma boa fotografia e gosta da folia do Carnaval, o Centro Educacional Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) apresenta a Exposição de Fotos do Carnaval 2012 de Guarulhos somente até sexta-feira (20). A atividade é uma realização da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos – LIESG, em parceria com a Secretaria de Cultura, e conta com o apoio da Contemporânea, Universidade de Guarulhos, Sindicato dos Químicos, Construcal, Sylmar Imóveis, Sindicato dos Metalúrgicos, Núcleo Sindical Cidadão e Japan Designers.

Ao todo, são 34 fotos de fotógrafos que participaram do 1º Concurso de Fotografias do Carnaval, promovido pela LIESG (Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos). Durante o período de exposição, o público tem a oportunidade de votar no trabalho de sua preferência (Foto da Galera) e ainda concorrer a um belo brinde, oferecido pela Contemporânea Instrumentos Musicais, parceira da LIESG no Carnaval 2012. O sorteio será realizado na sexta-feira.

Encerramento Mostra de Capoeira Guarulhos 450 Anos

Encerramento Mostra de Capoeira Guarulhos 450 Anos

Foto: Amauri Rodrigues


Neste último domingo dia 15/4 nas dependências do Adamastor CENTRO; aconteceu o encerramento da Mostra de Capoeira que estava acontecendo em todos espaços públicos de nossa cidade.
A mostra teve  a parceria da secretaria da cultura com as entidades da Capoeira, com artistas locais do meio da musica e danças.
O projeto foi um sucesso e congregou todos os grupos de capoeiras de nossa cidade e região.
No encerramento tivemos a presença dos mestres Brasilia, Mestre Lobão e Mestre Zambi que brilhantemente realizaram uma palestra sobre a capoeira e sua trajetória. 
No final houveram shows, danças e muitas descontração no patio de shows do Adamastor.
Parabéns ao governo, secretaria de Cultura, Deputado Zaratini pela iniciativa desta Mostra, e com certeza as próximas serão um sucesso continuo...

domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Pascoa a Todos



A Liga Regional Guarulhense de Capoeira na pessoa do presidente Mestre Lapa e Vice Mestre Pererê desejam a todos os capoeiras, Mestres e grupos Filiados  FELIZ PASCOA.


Que esta data seja de muitas bençãos, que possamos refletir nosso objetivos, planos e caminho a qual usamos para nosso aprendizado.


Que este momento seja de renovação, avaliação e mudanças em nossas atitude por um movimento capoeiristico mais fortalecido e de igualdade a todos.


Feliz Pascoa e juntos sempre seremos mais fortes...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Roda de Capoeira Negro Fujão Gingando Com a Solidariedade




Neste sábado dia 07/4 as 15:00 Hrs na Rua Patota, 285 - Jd Jovaia na sede da Associação Comunitária e Cultural Jd Jovaia; o Grupo de Capoeira Negro Fujãoestará realizando um encontro de capoeira da solidariedade em beneficio as familias carentes.
A organização esta solicitando que todos os participantes da roda de capoeira tragam um kilo  de alimento não perecível que será doado a famílias carentes da região.
A organização desta atividade em prol da solidariedade esta a cargo do Instrutor Bruno Perna e seus amigos, com a supervisão do Mestre Pererê.
O Grupo Negro Fujão vem  este ano completando 25 anos de existência e trabalho em prol da cultura afro brasileira.


Segundo Mestre Pererê, presidente do grupo Negro Fujão; o grupo tem o objetivo de continuar a contribui com o crescimento cultural, politico e educacional de nosso município por no mínimo mais 25 anos.
O Grupo Negro Fujão convida a todos os capoeiras, amigos e comunidade para virem participar desta atividade amanhã e dar um sorriso a muitas crianças e famílias que precisam de nossa solidariedade.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Exposição de Fotos do Carnaval começa na Nesta quinta dia 05/4 as 19:00 hrs no Adamastor Centro


Foto: Amauri Rodrigues

A Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (LIESG), promove a partir do próximo dia 5 de abril (quinta-feira), às 19 horas, no Centro Educacional Adamastor, a Exposição de Fotos do Carnaval 2012, com imagens registradas pelos profissionais que cobriram os desfiles das escolas e blocos na Passarela do Samba deste ano. Os trabalhos ficarão expostos até o dia 20 deste mês na entrada do teatro.

Ao todo, serão 34 fotos expostas de 7 profissionais, que além de exibirem seus trabalhos para o público guarulhense, também participaram do 1º Concurso de Fotografias do Carnaval, promovido pela Liesg. Os ganhadores foram escolhidos por meio de uma Comissão Julgadora, formada pelo editor de imagens da Secretaria de Comunicação de Guarulhos, Edson Queiroz, pelo chefe de redação do jornal Diário de Guarulhos, Alexandre de Paula, além da participação da direção da Liesg.

  A entrega dos prêmios será realizada ao final da exposição, no dia 20. Durante o período de exposição, será feita uma votação popular onde a foto escolhida (Foto da Galera) dará ao profissional vencedor mais um prêmio. Todas as pessoas que participarem da votação estarão automaticamente cadastradas para o sorteio de um brinde, oferecido pela Contemporânea, parceira da Liesg no Carnaval de Guarulhos. Mais informações pelo e-mail imprensa@liesg.com.br.

A Liga Guarulhense de Capoeira e Guarulhos onde Acontece estão participando desta amostra e concurso; com os profissionais   AMAURI RODRIGUES e CRISTIANE MENDES.
Convidamos a todos os amigos, capoeiras e colaboradores para estarem presente na abertura hoje e passarem no Adamastor r votar na foto de sua preferência até o dia 20/4.

Queremos agradecer a todos os envolvidos na organização, aos profissionias que participam desta amostra e ao publico que permitiu serem fotografados; a todos nosso muito obrigado...
INFORMAÇÕES LIGUEM: (11)8515-1172 / 7101-3356

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Eleições do Conselho Municipal do FunCultura têm nova data




Eleições do Conselho Municipal do FunCultura têm nova data
As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Cultura até o dia 11 de abril, das 8h00 às 20h00


A escolha de novos membros para o Conselho Municipal de Cultura e para o Conselho Diretor do FunCultura já tem nova data definida. As eleições acontecem no dia 15 de abril, das 11 às 16 horas, na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro.
A votação deveria ter sido concluída no encerramento da Conferência Municipal de Cultura, no último dia 25 de março, mas, apesar do sucesso do evento, foram canceladas pela Secretaria de Cultura.
Podem participar da votação do Conselho Municipal de Cultura, com direito a voz e voto, produtores, agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições e pessoas interessadas em contribuir para o alcance dos objetivos da mesma. A idade mínima é 16 anos.
As inscrições podem ser feitas até as 20 horas do dia 10 de abril por meio do endereço eletrônico cmcguarulhos@gmail.com. No campo “assunto” do email deve ser colocada a frase “Inscrição – Eleição Conselho Municipal de Cultura”. Na parte interna da mensagem é necessário conter o nome completo, número do RG e do CPF.
Também é possível fazer a inscrição pessoalmente na Secretaria de Cultura (avenida Monteiro Lobato, 734, 2º andar, Macedo) mediante a apresentação de RG e CPF originais. No caso do cadastro por email, uma confirmação deve ser enviada 24 horas após o recebimento dos dados. Quem não receber a confirmação deve entrar em contato com a Secretaria de Cultura através do telefone 2087-4171.
Já os interessados em participar como candidatos a representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura devem comparecer na Secretaria de Cultura até o dia 11 de abril, das 8 às 20 horas, exceto sábados, domingos e feriados. Para efetuar a candidatura é necessário fazer a inscrição prévia por email (assim como os interessados apenas em votar) e apresentar um documento de identidade e o protocolo de inscrição recebido pela internet.
Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato por linguagem artístico-cultural. No caso de mais de um escolhido por cédula, o voto será anulado. As opções de linguagem são: artes visuais, audiovisual, teatro, dança, livro e literatura, música, hip-hop, patrimônio histórico e cultura popular.     
Para o processo eleitoral do Conselho Diretor do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), somente produtores culturais poderão votar. Eles deverão ser residentes no município e previamente inscritos na Secretaria de Cultura para esta finalidade. A idade mínima é 16 anos.
As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Cultura até o dia 11 de abril, das 8 às 20 horas, exceto sábados, domingos e feriados. Representantes da sociedade civil podem se inscrever como candidatos, pessoalmente, na Secretaria de Cultura até o dia 11 abril. 
Mais informações sobre as inscrições e os documentos necessários podem ser adquiridas no comunicado disponível no link “Secretaria de Cultura – Nova Eleição” na área de Destaques do portal da Prefeitura na internet (www.guarulhos.sp.gov.br).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia 02 de Abril - Mundial de Conscientização do Autismo


Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas[1], em 18 de Dezembro de 2007[2], para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e no Brasil estima-se que exitem 2 milhões de crianças autista; onde a cada 150 crianças nascida um nasce com algum tipo de autismo afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.[3]
Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor[4], no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo[5], os prédios do Senado Federal e doMinistério da Saúde em Brasília[6], o Teatro Amazonas em Manaus[7], a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data[8][9].

O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”. Uma criança com autismo prefere estar só, tem ausência no olhar e problemas de comunicação, repete continuamente certos comportamentos e possui um apego excessivo a objetos incomuns. Quem convive com o distúrbio já sabe: o autismo ainda é um enigma. Não há cura, os tratamentos são caros e as causas, desconhecidas. Neste Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo o Folha em Dia traz informações sobre características, sintomas e tratamento.
O Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, foi criado pela ONU, em 02 de abril de 2008. 

Segundo a Associação Americana de Autismo (Autism Society of American - ASA), os sintomas são causados por disfunções cerebrais que incluem distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e linguísticas; reações anormais às sensações (visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo); fala e linguagem ausentes ou atrasadas, restrita compreensão de ideias; e relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas.


Por não ser diagnosticado através de exames laboratoriais ou simplesmente de imagem, o processo de reconhecimento do transtorno é dificultado, o que atrasa sua identificação. Uma avaliações de ordem psicológica, fonoaudiológica e pedagógica são importantes para um diagnóstico integral da criança.

Não possuindo igual gênese em todos as pessoas, o autismo possui tratamento e o prognóstico variável em cada caso.
Como identificar que uma criança é portadora dessa síndrome? Alguns sintomas identificados são:

- dificuldade de relacionamento com outras crianças;
- riso inapropriado;
- pouco ou nenhum contato visual;
- não quer ser tocado;
- isolamento; modos arredios;
- gira objetos;
- cheira ou lambe os brinquedos, inapropriada fixação em objetos;
- perceptível hiperatividade ou extrema inatividade;
- ausência de resposta aos métodos normais de ensino;
- aparente insensibilidade à dor;
- acessos de raiva, demonstra extrema aflição sem razão aparente;
- não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo.


A intenção desta data é trazer para a população o conhecimento do que é o autismo, e, assim diminuir ou zerar o preconceito.