quinta-feira, 29 de março de 2012

Mostra de Capoeira Estará Neste fim de Semana no Taboão e Bom Clima




Foto; Cristiane Mendes


A Mostra de Capoeira Guarulhos 450 anos estará nesse fim de semana no Taboão e no Bom Clima, com entrada gratuita. No sábado, dia 31, a população que comparecer na região da rua Severo Gomes, s/nº (Taboão) poderá conferir, a partir das 10h, não só a mostra, mas também a apresentação musical da Banda Funkessência & Erica Cardial. No domingo, 1º, é a vez do público do Bom Clima receber o evento no Paço Municipal. A festa começa às 10h e a animação fica por conta do DJ Lindon.
A mostra começou no dia 17 de março e já passou pelas regiões do Parque Jurema, Jardim Vila Galvão, Jardim São João e Jardim Cumbica. O encerramento acontece no dia 15 de abril, no Pátio de Eventos do Adamastor Centro, onde haverá uma grande celebração com a participação de grupos de capoeira e mestres  capoeiristas convidados ministrando palestras sobre o tema. Para fechar a festa, sobem ao palco a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene/SP e as cantoras Céllia Nascimento e Erica Cardial.

RODA DE CAPOEIRA NA ACADEMIA NEGRO FUJÃO EM ANIVESÁRIO DO FERRUGEM

Na Foto Mestre Pererê - Grupo Negro Fujão


Nesta sexta feira dia 30/3 a partir das 19:00 Hrs estará acontecendo nas dependências da Matriz do grupo Negro Fujão - São João; roda de capoeira para comemorar o aniversário do Ferrugem, aluno formado do Mestre Pererê.
O grupo Negro Fujão esta convidando todos os capoeiras, mestres e alunos para esta roda de confraternização.
O Grupo Negro Fujão neste ano de 2012 esta completando 25 anos de atividades capoeiristicas na cidade de Guarulhos.
O grupo hoje tem ramificações espalhados em todo Brasil, realizando trabalhos sociais e apoiando o crescimento cultural de nosso pais.


Venham todos participar do aniversario do Ferrugem e curtir uma ótima roda de capoeira para que juntos possamos vadiar a vontade ao toque de berimbais, pandeiros e atabaques;  regado a boa musica e muita liberdade de expressão da boa arte da capoeira.

PARTICIPAÇÃO DE GAURULHOS NA FESTA DE 90 ANOS DO PCdoB NO RJ



Foto: Amauri Rodrigues - Delegação PCdoB Guarulhos





O PCdoB esta em festa com os seus 90 Anos; e no dia 24/3 Sábado passado na cidade do Rio de Janeiro nas dependências do VIVO RIO – No Aterro do Flamengo aconteceu a grande festa com 2.700 convidados de todos Brasil.

Estiveram presentes inúmeras autoridade políticas, artística e sociedade civil.
O mestre de cerimônia foi o cantor, Vereador Netinho de Paula que é pré-candidato a prefeitura de São Paulo.
O presidente Renato Rabelo, fez uma breve descrição de toda atuação do PCdoB nestes 90 Anos.

A presidenta Dilma não se fez presente devido a viagens internacionais, mas mandou um recado por vídeo falando da importância do PCdoB no seu Governo.
O mesmo aconteceu com ex-presidente Lula que do hospital mandou um vídeo parabenizando todos presentes e falando do partido da sua lealdade e importância que teve no seu oito anos de governo.
Mestre Cerimônia Netinho de Paula

A delegação Guarulhos se fez presente no ato com 38 camaradas entre direção municipal e pré- candidatos ao pleito do legislativo 2012 de nossa cidade.
A delegação esteve sobre a coordenação do Secretario de Organização PCdoB Guarulhos, José Carlos (Zinho) que brilhantemente conduziu toda delegação.
 

Foi um momento de muita festa, alegrias, bate papo e descontração durante todo o trajeto e no ato.
Parabéns a todos a delegação pelo compromisso assumido de ir nesta empreitada deixando seu compromissos, familiares e conhecendo um pouco mais da história de partido jovem de 90 Anos
Pres. Nac. PCdoB Renato Rabelo

 

PARABÉNS PCdoB, Parabéns a todos socialistas comunistas.

“O MESMO PÉ QUE DANÇA UM  SAMBA SE PRECISO VAI À LUTA” Marcos Val

terça-feira, 27 de março de 2012

Evento Rosa Baiana dia 31/3 as 13:00 hrs



Olá amigos; neste sabado dia 31/3 as 12:00 hrs no Espaço Cultural Eduardo Soltur, praça 8 de Dezembro ao lado do posto de gasolina estará acontecendo o Batizado e Troca de Cordas do Grupo de Capoeira Rosa Baiana do Mestre Chebinha e C Mestre Edson.
O evento trás o grupo mais tradicional da capoeira guarulhense fundada pelo saudoso Mestre Mirão em sua trajetória e trabalho quem estão dando sequencia.


Convidamos a todos a se fazerem presentes nesta grande festa, tragam seus alunos e congreguem desta  arte linda, sagrada e abençoada.


 " CAPOEIRA ROSA BAIANA "

Reunião Para Decidir Nova Data Para Eleição FUNCULTURA


Foto: Amauri Rodrigues


Nessa quarta dia 28/3,as 18:00 horas será realizada reunião do conselho de cultura para discutir nova data da próxima votação para o FUNCULTURA e Conselho Municipal de Cultura nas dependências do Adamastor Centro.
Também discutido e tomado posição sobre o ocorrido no domingo que originou o cancelamento do pleito ao conselho. 


Onde exitem denuncias que caíram sobre alguns representantes da capoeira onde os mesmos receberam e distribuíram os credenciamento das pessoas que iriam votar nas eleições dos conselhos.
Essa reunião é aberta ao publico; que tem poder de voz mas não de voto!
Vamos todos comparecer
e fazer valer os vosso direitos...

domingo, 25 de março de 2012

Superliga Guarulhense de Capoeira é Acusada de Fraude nas Eleições da 3ª Conferência Municipal da Cultura


Na foto membro do movi.mento do teatro que fez a denúncia



 Neste domingo dia 25/3 estaria acontecendo as eleições para os membros dos conselhos do FUNCULTURA e Conselho Municipal de Cultura nas dependências do Adamastor Centro.
O processo eleitoral não se concretizou pela descoberta da  fraude criada pela SUPERLIGA  DE CAPOEIRA ( presidida pelo Mestre Chocolate ).
Os diretores da SUPER LIGA  foram filmados e pegos recebendo credenciais   fora do prazo de credenciamento; nas dependências do Adamastor e no estacionamento.
As denúncias foram feitas pelos membros da classe dos artistas de teatros que filmaram tudo, colheram informações dos nomes envolvidos na ação.
O público quando ficou sabendo do ato ,se revoltou com todos os capoeiras que se faziam presentes no local generalizando toda classe capoeirística.
 Houve a  necessidade da presença da guarda civil no local para conter os ânimos.
Segundo informações e fatos apurados; as credênciais foram entregues por membros da organização do evento, levando tudo a crer que houve envolvimento de funcionário públicos.
Segundo mestre Lapa ( presidente da LIGA REGIONAL GUARULHENSE DE CAPOEIRA ) estes acontecimentos denigrem a imagem de toda classe.
Fatos como estes não devem ser repetidos e nem aceitos pelo movimento.
A Liga Regional Guarulhense de Capoeira tem 22 anos de trabalho e dedicação, e nunca tivemos nada que desabonasse a classe dos capoeiras.
"  NÃO DEVEMOS ACEITAR TAIS ATITUDES DE PESSOAS QUE USAM A CAPOEIRA Tudo isto nos deixam a certeza  que alguns mestres e lideres não estão preparados para organizar, orientar e representar a capoeira de nossa cidade e região."
Muito dos envolvidos que receberam as credenciais não sabiam o que  estavam  fazendo naquele local e para  que serviam aquelas credênciais.
Uma vergonha para a capoeira que tanto vem contribuindo para o crescimento de nossa cidade.
A Capoeira; um movimento sagrado, mágico que vem contagiando toda uma geração.
O conselho de mestres da LIGA REGIONAL GUARULHENSE DE CAPOEIRA repudiou a ação e postura dos representantes da SUPER LIGA neste ocorrido.
A secretária de Cultura Adriana Galvão Farias após  tomar conhecimento dos fatos  cancelou o processo eleitoral e assim será definido outra data para o pleito.
Segundo informações de acessores este fato terá mais pano para a manga, podendo chegar a um caso de policia.
Entidades e movimentos participantes  da  Conferência estarão entrando com pedido de exclusão dos envolvidos na fraude do processo de eleição dos conselhos. 
E envolvidos  poderão  vir à responder  processo na justiça.
Eperamos que os responsáveis sejam identificados e punidos pelos orgãos competentes.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mostra de Capoeira leva cultura e shows a mais duas regiões neste fim de semana

Grupo Filhos de Angola apresentando Puxada de Rede
Foto: Cristiane Mendes

Teve início na semana passada a Mostra de Capoeira Guarulhos 450 anos.
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura através de um convênio firmado com o Ministério da Cultura. Nos dias 17 e 18 de março o Parque Jurema e o Jardim Vila Galvão receberam o encontro.
Neste fim de semana mais dois locais da cidade vão servir de palco para a manifestação cultural e também para apresentações musicais. A entrada é gratuita.
No sábado (24) a mostra estará no Jardim São João a partir das 10 horas. O evento acontece na rua Juarez Távora, s/nº, próximo da Praça Orobó. O grupo Sambarockano anima a festa. Melvin Santana é a atração musical do domingo (25). A rua Rosa de Ouro, s/nº, no Jardim Cumbica, é o endereço do encontro que começa às 10 horas.
Taboão e Jardim Bom Clima são as regiões por onde a mostra passará nos dias  31 de março e 1° de abril, respectivamente.
O encerramento da mostra itinerante acontece no dia 15 de abril no Pátio de Eventos do Adamastor Centro, onde haverá uma grande celebração com a participação de grupos de capoeira e mestres griôs capoeiristas ministrando palestras sobre o tema.
Para fechar a festa, sobem ao palco a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene/SP e as cantoras Céllia Nascimento e Erica Cardial.
Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a arte da capoeira é uma das mais antigas e populares manifestações culturais do país.
Pensando nisso, foi criado o projeto que pretende promover a capoeira como uma forma de integração social e familiar, além de contribuir para o fortalecimento da prática da capoeira na  cidade e região.
Também é objetivo da mostra fomentar a elaboração de projetos e políticas públicas em prol da continuidade da capoeira e assim assegurar a preservação desta arte como patrimônio brasileiro.
Outro fator que motivou a elaboração deste projeto é a falta de oportunidades e perspectivas de vida que contamina uma enorme parcela dos jovens, deixando-os mais suscetíveis a práticas de atividades criminosas.
“Assim, entendemos que com esta mostra, a capoeira pode ser muito importante no contexto social-econômico-cultural atual, visto que ela surgiu em condições semelhantes àquelas que são impostas pela sociedade contemporânea”, explica Wagner Elmi, gerente do Departamento de Atividades Culturais, da Secretaria de Cultura.

domingo, 18 de março de 2012

Vila Galvão Recebe Fase do Projeto Mostra de Capoeira 2012


Mestres e representantes da Liga Guarulhense de Capoeira

A praça Nossa Senhora Aparecida na Vila Galvão recebeu a 2ª fase do projeto Mostra de Capoeira Guarulhos 450 Anos.
A Liga  Guarulhense de Capoeira esteve presente com os grupos:
Filhos de Angola ( Mestre Adélcio ).
Quilombo dos Palmares ( Mestre Peixe ).
Capura Arte ( C Mestre Zulu ).
Os grupo apresentaram danças folclóricas e muitas roda de capoeira.
Os representantes da Liga Guarulhense de Capoeira Mestre Pererê, Mestre Uirapuru e Mestre Dinho Caruaru estiveram na atividade supervisionando e apoiando os grupos que abrilhantaram a participação da entidade.
A Liga Guarulhense de Capoeira é uma entidade que atua a mais de 22 anos; lutando, defendendo e administrando a capoeira em nossa cidade e região.
Apresentação Puxada de rede Grupo Filhos de Angola

O presidente atual é o Mestre Lapa juntamente com o Mestre Pererê vêm fazendo a diferença na organização e atuação da entidade junto aos seus filiados e ao poder público.
A próxima fase será sábado e domingo na Praça Orobó - Jd São João e CAIC Jd Cumbica; e contamos com a participação de todos.
Parabéns a todos os mestres, grupos e capoeiras em geral que estão participando das atividades que vão até dia 15/4 no Adamastor Centro.

Foto geral do grupo da Liga

sábado, 17 de março de 2012

Iniciou Neste Sábado o Projeto Divulgando Capoeira


Mestre Lapa e Mestre Pererê ( Liga Guarulhense de Capoeira )
Foto: Amauri Rodrigues

Hoje teve inicio no estacionamento do Supermercado Nagumo Jurema o projeto Divulgando Capoeira Guarulhos 450 Anos.
Este projeto tem a parceria entre a secretaria de cultura, deputado Zaratini, Liga Guarulhense de Capoeira e toda capoeiragem  da nossa região.
A Liga Guarulhense de Capoeira participa deste projeto com 20 grupos filiados que farão apresentações de capoeira e danças culturais.
Este projeto irá acontecer até dia 15/4 em vários lugares públicos de nossa cidade.
Hoje a Liga Guarulhense Capoeira teve a participação com os grupos Dobrão de Ouro ( Mestre Gigante ), Meninos de Salvador ( Mestre Garibaldo ), E. C. E. Brasil ( Mestre Dinho Caruaru ) e Berimbau Brasil ( Professor Orion )
Apresentação Cultural do Grupo  E. C. E  Capoeira
Foto: Lorenzzo

Além da capoeira teve o show com a cantora Celia Nascimento ( filha do saudoso Mestre Mirão ).
Amanhã dia 17/3 as 10:00 o projeto irá acontecer na Vila Galvão, praça Nossa Senhora da Aparecida.
A Liga  Guarulhense de Capoeira na pessoa do mestre Lapa convida a todos os grupos filiados a participarem amanhã das atividades.
Parabéns a prefeitura municipal a secretaria de cultura e o deputado Zaratini pela iniciativa e esperamos que esta ações aconteça sempre em nossa cidade.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Programação das Apresentações da Capoeira no Projeto Capoeira nos Espaços Publicos




O inicio das atividades da Liga Guarulhense de Capoeira em parceria com a secretaria de cultura começam neste sábado dia 17/3 as 10:00 hrs nas dependências do  estacionamento do Supermercado Nagumo.
A Liga Guarulhense de Capoeira esta convidando todos os grupos filiados para se fazerem presente na abertura; que além das apresentações da capoeira terá apresentações culturais e shows.
Confira agora os nomes dos grupos de capoeira participantes e as datas que farão apresentações e locais:



Dia 17/03 - Pq Jurema - Supermercado Nagumo
E. C. E Brasil ( Mestre Dinho ).
Dobrão de Ouro ( Mestre Gigante ).
Meninos de Salvador ( Mestre Garibaldo ).
Berimbau Brasil ( Professor Orion ).

Dia 18/03 - Vila Galvão - Praça Nossa Senhora Aparecida
Grupo de Capoeira Capura Arte - ( Contra mestre Zulu. ).
Filhos de Angola - ( Mestre Adélcio ).
Quilombo dos Palmares ( Mestre Peixe ).

24/03 - Praça Orobó - Presidente Dutra
Grupo de Capoeira Negro Fujão - ( Mestre Pererê ).
Raizes da Arte Negra - ( Mestre Fagundes ).
Navalha Dourada - ( Professor Paulinho ).


25/03 - CAIC - Jardim Cumbica.
Grupo de Capoeira Mistura de Raça - ( Mestre Marcondes ).
Uirapuru e convidados
Grupo de Capoeira Ginga e Raça - ( Professor Sassa ).
Grupo de Capoeira Arte Negra - ( Mestre Lapa ).

31/03 - Taboão
Grupo de Capoeira Rosa Baiana - ( Contra Mestre Edson ).
Grupo de Capoeira Aliança Negra - ( Mestre Curuca ).
Grupo de Capoeira Tradição Baiana - ( Mestre Zetinho ).


01/04 - Paço Municipal - Bom Clima
Liga Guarulhense de Capoeira e Convidados.
Grupo de Capoeira Beija Flor Primitivo - ( Professor Lonã ).
Grupo de Capoeira Arco Iris - ( Mestre Wires ).

INFORMAÇÕES LIGUE
(11)2446-1346 // 7101-3356 // 9558-7763 // 8515-1172

Sucesso 3ª Encontro Feminino do Grupo Negro Fujão


Foto geral dos participantes
















Foi um sucesso o 3ª Encontro Feminino de Capoeira do grupo Negro Fujão.
Estiveram presentes inúmeros mestres, professores de vários grupos e alunos (as ),
O evento aconteceu nas dependências do Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.
Contando com uma programação diversa de palestras ao publico feminino e uma linda recepção a todas as mulheres e convidados.
As palestrantes foram as lideres femininas do grupo Negro Fujão, Roberta, Pamela e  Amanda; que falaram da trajetória das mulheres, suas lutas e conquistas.
O evento teve a cobertura completa de nossa equipe e redação.
Parabéns ao Sindicato dos Metalúrgicos  pela iniciativa e ao grupo Negro Fujão pela realização.

Quer ver as fotos do evento acesse: Facebook:  liga guarulhense de capoeira

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher - Parabéns Mulheres Capoeiras

Hoje o mundo inteiro comemora o dia Internacional da Mulher.
Um dia que representa a luta, conquistas e contribuição da mulher para a sociedade.
Em especial estamos homenageando a mulher capoeira; guerreira, desbravadora e que encanta com sua beleza todas as rodas e atividades desta arte que tanto amamos e defendemos.
O grupo Negro Fujão vem convidar a todas as mulheres capoeira para um evento que se realizará no dia 11/03/2012 as 09:00 hrs no Clube de Campo do Sindicato dos Metalurgicos de Guarulhos.
Vamos todos participarem, e mostrar a força que a mulher capoeira de Guarulhos possui.
Feliz Dia Da Mulher, vocês merecem toda conquista quem vêm acontecendo.


domingo, 4 de março de 2012

Reunião da Liga Guarulhense de Capoeira Foi Um Sucesso



Neste sabado dia 03/03 aconteceu nas dependências da academia " Arte Negra ", a reunião mensal dos membros filiados e diretores da entidade.
A entidade que representa a capoeira a mais de 20 anos se reuniu para decidir a participação e a administração das atividade que irá acontecer a partir do dia 17/3 até 15/4 em toda cidade de Guarulhos.
Uma parceria com a secretaria de cultura e o deputado federal Zaratini com a Liga Guarulhense de Capoeira.
Os eventos acontecerão em vários  lugares públicos com apresentações culturais de capoeiras e shows com artista da cidade e de renome nacional
E o encerramento acontecerá no dia 15/4 no Adamastor Centro com todas entidades envolvidas e show com a cantora Leci Brandão.
A Cantora Célia Nascimento será uma das artistas convidadas que estará apresentando seu show.


A participação da Liga Guarulhense de Capoeira terá 20 grupos participando durante todos mês.


Segue abaixo relação dos grupos:

ARTE NEGRA ( Mestre Lapa ).
NEGRO FUJÃO ( Mestre Pererê ).
MENINOS DE SALVADOR ( Mestre Garibaldo ).
DOBRÃO DE OURO ( Mestre Gigante ).
E. C. E  BRASIL ( Mestre Dinho Caruaru ).
BERIMBAU BRASIL ( Mestre João Coquinho ).
CAPURA ARTE (  Contra Mestre Zulu ).
FILHOS DE ANGOLA ( Mestre Adélcio ).
QUILOMBO DOS PALMARES ( Mestre Peixe ).
TRADIÇÃO BAIANA ( Mestre Zetinho ).
RAIZES DA ARTE NEGRA ( Mestre Fagundes ).
ROSA BAIANA ( Contra Mestre Edson ).
ALINÇA NEGRA ( Mestre Curuca ).
MISTURA DE RAÇA ( Mestre Marcondes ).
GUEREIROS DE ZUMBI ( Mestre Uirapuru ).
NAVALHA DOURADA ( Professor Paulinho ).
ARCO IRIS ( Mestre Wires ).
GINGA E RAÇA ( Professor Sassa ).
BEIJA FLOR PRIMITIVA ( Professor Lonã ).


Locais que aconetcerão as atividades culturais:


17/3 - Estacionamento do Supermercado NAGUMO - Jurema
18/3 - Praça Nossa Sra Aparecida - Jd Vila Galvão.
24/3 - Praça Orobó - Jd São João.
25/3 - Rua Rosa de Ouro, s/n - Jd Cumbica.
01/4 - Paço Municipal de GUarulhos - Bom Clima.
15/4 - Adamastor Centro - Centro.


Nos proximos dias estaremos postando os grupos e locais onde os mesmos estarão participando.