segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia 02 de Abril - Mundial de Conscientização do Autismo


Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas[1], em 18 de Dezembro de 2007[2], para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e no Brasil estima-se que exitem 2 milhões de crianças autista; onde a cada 150 crianças nascida um nasce com algum tipo de autismo afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.[3]
Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor[4], no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo[5], os prédios do Senado Federal e doMinistério da Saúde em Brasília[6], o Teatro Amazonas em Manaus[7], a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data[8][9].

O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”. Uma criança com autismo prefere estar só, tem ausência no olhar e problemas de comunicação, repete continuamente certos comportamentos e possui um apego excessivo a objetos incomuns. Quem convive com o distúrbio já sabe: o autismo ainda é um enigma. Não há cura, os tratamentos são caros e as causas, desconhecidas. Neste Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo o Folha em Dia traz informações sobre características, sintomas e tratamento.
O Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, foi criado pela ONU, em 02 de abril de 2008. 

Segundo a Associação Americana de Autismo (Autism Society of American - ASA), os sintomas são causados por disfunções cerebrais que incluem distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e linguísticas; reações anormais às sensações (visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo); fala e linguagem ausentes ou atrasadas, restrita compreensão de ideias; e relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas.


Por não ser diagnosticado através de exames laboratoriais ou simplesmente de imagem, o processo de reconhecimento do transtorno é dificultado, o que atrasa sua identificação. Uma avaliações de ordem psicológica, fonoaudiológica e pedagógica são importantes para um diagnóstico integral da criança.

Não possuindo igual gênese em todos as pessoas, o autismo possui tratamento e o prognóstico variável em cada caso.
Como identificar que uma criança é portadora dessa síndrome? Alguns sintomas identificados são:

- dificuldade de relacionamento com outras crianças;
- riso inapropriado;
- pouco ou nenhum contato visual;
- não quer ser tocado;
- isolamento; modos arredios;
- gira objetos;
- cheira ou lambe os brinquedos, inapropriada fixação em objetos;
- perceptível hiperatividade ou extrema inatividade;
- ausência de resposta aos métodos normais de ensino;
- aparente insensibilidade à dor;
- acessos de raiva, demonstra extrema aflição sem razão aparente;
- não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo.


A intenção desta data é trazer para a população o conhecimento do que é o autismo, e, assim diminuir ou zerar o preconceito.

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